Sinopse
O Triunfo de Charlie Parker-1987: Este é o mais aclamado filme dedicado ao lendário saxofonista Charlie Parker (1920-1955), também conhecido como Bird, um gênio da música que mudou para sempre a história do Jazz. Dirigido por Gary Giddins, um dos maiores especialistas de Jazz dos Estados Unidos, o filme traz cenas de performances históricas de Bird, incluindo os grandes sucessos "Funky Blues", "Confirmation" e "Lady Be Good". Destaque para entrevistas com familiares, especialistas, personalidades como Dizzy Gillespie, e participações especiais de monstros do Jazz, como Louis Armstrong, Count Basie, Jimmy Dorsey, Thelonious Monk e Charlie Barnett.
Divina Sarah Vaughan-1993:
Seu nome era Sarah, Sassy, a divina, a incomparável Sarah Vaughan. Esta aclamada produção mostra a trajetória dessa estrela do Jazz, do coro da Igreja Batista à sua estréia no Apollo Theather, com destaque para suas apresentações em festivais de Jazz em todo o mundo. Com cenas de performances históricas da cantora, A Divina Sarah Vaughan é um retrato de uma mulher tímida e incomparável. Amigos, familiares e músicos falam sobre esta lenda do Jazz, incluindo Billy Eckstine, Roy Haynes, Joe Williams e George Gaffney.
Lady Day-Os Estilos de Billie Holiday - 1991:
Através de raras cenas de arquivos e depoimentos de estrelas do Jazz, este fascinante filme nos faz ouvir e ver o mito Billie Holiday. Entre os entrevistados, destaque para as grandes cantoras Carmen McRae e Annie Ross (que foram influenciadas pela diva), Buck Clayton, Harry "Sweets" Edison e o pianista Mal Waldron, o último parceiro de Holiday. Emocione-se com a grande atriz Ruby Dee lendo palavras da cantora. Este filme traz ainda Billie Holiday em performances históricas de seus maiores sucessos. Conheça as muitas faces desta mulher irresistível.
Thelonious Monk, Um Compositor Americano- 1993:
Thelonious Monk, Um Compositor Americano retrata o genial músico que, com seu modo inovador de tocar piano, revolucionou a história do Jazz. Este filme essencial traz cenas raras de performances históricas de Thelonious, incluindo "Well, You Needn´t", "Blue Monk", "Epistrophy", entre tantos outros clássicos. Grandes nomes do Jazz relembram Monk em entrevistas emocionadas, incluindo Randy Weston, Barry Harris, Billy Taylor, Bud Powell e o famoso produtor Orrin Keepnews.